Voluntariado


Menu

Perguntas e Respostas gerais sobre Voluntariado: Saiba mais sobre o assunto.

- O que é um trabalho voluntário?

- Por que ser um voluntário?

Atividades de Trabalho Voluntário externos oferecidos no SER: participação livre.

- "Sopa da Maria"

- Visita ao Nursering Home

- Canto no Nursering Home


Perguntas e Respostas gerais sobre Voluntariado

1. O que é trabalho voluntário?

Numa abordagem abrangente, "voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e de solidariedade, doa seu tempo, seu trabalho e seu talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário".

Voluntário é, pois, toda pessoa que já rompeu, mesmo que parcialmente, a crosta de egoísmo, de egocentrismo, que em maior ou menor grau nos envolve a todos. É aquele que já exercita, ainda que muitas vezes em estado embrionário, o amor ao próximo ensinado por Jesus, fazendo ao irmão necessitado o que gostaria que se lhe fizesse em idêntica situação. Atua no anonimato. É encontrado em toda parte, oriundo de todas as camadas sociais e adepto de todas as religiões. É movido pelo desejo sincero de servir, sem esperar nada em troca.

Volta ao Menu

2. Por que ser um voluntário?

Os benefícios alcançados pelo trabalho voluntário são inúmeros. Do ponto de vista social, dos assistidos, o benefício é evidente. A ação social consciente tem contribuído para reduzir as desigualdades sociais e minimizar as pressões sociais por um padrão de bem estar social mais justo e humano. Da perspectiva do voluntário, os benefícios são de outra natureza. A maioria dos voluntários quer ajudar a resolver os problemas sociais, sentir-se útil e valorizado, fazer algo diferente, exercer a generosidade e a solidariedade. Essa atitude solidária com os menos favorecidos traz inúmeros benefícios pessoais ao voluntário, melhorando sua auto-estima e até sua saúde.

Segundo pesquisa realizada por Allan Luks, em The Healing Power of Doing Good, descobriu-se que pessoas que "ajudam os outros têm consistentemente melhor saúde. Oito em dez dos entrevistados afirmaram que os benefícios para a saúde retornavam quando eles se lembravam da ação feita em anos anteriores". Estudo da Universidade de Michigan "constatou que homens que faziam menos trabalhos voluntários eram significativamente mais propensos a morrer".

Conclusão: trabalho voluntário faz bem à saúde física, psíquica e espiritual; o trabalhador voluntário vive mais e melhor.

Volta ao Menu


Atividades de Trabalho Voluntário externos oferecidos no SER

 

"Sopa da Maria"

Campanha que distribui sopa, agasalhos e cobertores para as pessoas que vivem nas ruas e se abrigam num albergue que fica na Pine Street no centro de Atlanta. Ocorre todas as quartas das 10:00pm as 11:00pm e todos os domingos das 7:00pm as 8:00pm. A campanha sempre necessita de voluntários e doações. Para maiores informações entre em contato com Jaqueline: (770) 905-3493 ou envie-nos uma mensagem através do menu contato.

Distribuição da sopa, alimentos e cobertores durante a visita do "Papai Noel" no abrigo em Dezembro de 2011.

Volta ao Menu

 

Visita ao Nursering Home em Marietta

Todos os domingos às 4:00pm realizamos o maravilhoso trabalho de visita aos nossos irmãos idosos do Signature Health Care de Marietta. A idéia é levar um pouco de carinho aos nossos irmãos. Não precisa falar inglês, pois um abraço diz mais que mil palavras. Mais informações: (678) 698-0484 ou envie-nos uma mensagem através do menu contato.

Visita do "Papai Noel" e sua "equipe" ao Nursering Home em Dezembro de 2011.

Volta ao Menu

 

Canto no Nursering Home

Toda primeira Segunda-Feira de cada mês, reunimos no Signature Health Care de Marietta para levar uma alegria cristã com a participação dos músicos do SER e do CECA. O Trabalho é realizado das 7:00pm às 8:00pm. Mais informações: (678) 698-0484 ou envie-nos uma mensagem através do menu contato.

Alegria Cristã no Nursering Home com o grupo de músicos do SER em Dezembro de 2010.

Volta ao Menu